Decorrerá entre os dias 27 de fevereiro e 01 de março, em Guimarães, o Encontro Nacional da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa, reunindo mais de uma centena de voluntários/as do Departamento Juvenil da instituição.
Este evento será palco para a eleição dos novos membros da Comissão Nacional de Juventude da CVP. Surge, portanto, como uma oportunidade para refletir sobre o trabalho realizado até à data, assim como avaliar e antecipar desafios futuros, afirmando, com base na Missão da CVP, o papel fundamental da Juventude na intervenção humanitária.
A edição deste ano será acolhida pela Delegação de Guimarães da CVP, numa organização conjunta com a sua área de Juventude, em articulação direta com o Gabinete Nacional da JCV e a Comissão Nacional de Juventude cessante.
Durante os três dias de encontro, realizar-se-ão momentos formativos dinâmicos, apresentação de projetos, partilha de boas práticas e uma visita guiada ao centro histórico de Guimarães, promovendo não só a capacitação, mas também o convívio e o espírito de equipa entre os/as participantes.
O objetivo passa por criar um espaço de envolvimento, motivação e fortalecimento dos/as voluntários/as em torno das áreas prioritárias da Juventude Cruz Vermelha Portuguesa: saúde mental, ação climática e inclusão social.
A Juventude Cruz Vermelha constitui a área juvenil da instituição e tem como principal missão a disseminação dos seus valores humanitários e Princípios Fundamentais junto das gerações mais novas, nas respetivas comunidades locais, desenvolvendo respostas diferenciadoras face aos desafios humanitários que marcam a realidade juvenil atual.
